Inicial > Artigos > Regras de Instruções, Loop e Retornos

Regras de Instruções, Loop e Retornos

Quando estivermos definindo as instruções/expressões do programa devemos nos lembrar de que não podemos ter mais de uma instrução por linha. Muito menos querer agrupar múltiplas instruções, a menos que tenhamos um motivo óbvio.

As instruções compostas são instruções que contem listas de ações dentro de suas chaves “{ e }“

O conteúdo dentro da instrução composta deve ser indentado sempre um nível para dentro da declaração da instrução. A chave de abertura “{“ deve ser aberta no fim da linha onde se declara a instrução.

Já a chave de encerramento”}“ deve ficar em uma única linha, que por sua vez esta estará indentada com a do inicio da instrução. As “chaves” devem ser usadas para circundar instruções, mesmo se estas forem compostas de apenas um elemento de um if-else ou for, por exemplo.

Isto irá evitar que acidentalmente causemos erro no código do programa por adicionar instruções sem incluirmos as chaves.

Comandos de retorno e loop

As instruções de retorno (return) não devem usar parênteses, a menos que esta seja de declaração óbvia, como a definição dos parâmetros de uma função.

Quando estivermos trabalhando com a instrução for devemos estar atentos para não colocar mais do que três variáveis de inicialização e atualização, pois isto tornaria o código mais complexo.

Se precisar, podemos usar instruções separadas antes do loop (para cumprir a clausula de inicialização) ou no fim do loop (para atualizar o loop).

Perl Code Conventions
[ 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 ]

Categorias:Artigos
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário